DESTAQUES

advanced divider

Unlimit #2

Com sede em Viana do Castelo, o atelier Luís Coutinho Ramos – Arquitectura é composto por uma equipa que procura aliar o desenho às necessidades da sociedade contemporânea, respeitando a dinâmica dos espaços, dos usos e dos materiais e que valoriza o equilíbrio entre a resposta a um programa específico e a conceção arquitetónica centrada nos princípios fundamentais da escala, função e integração com o lugar.

“Conheça a segunda edição da nossa newsletter Unlimit – The Modern Way Of Living.”

Qual o conceito que deu origem ao projeto RIVERSide?

O conceito sobre o qual se desenvolve o projeto de todo o conjunto urbano dos três lotes surge da combinação de dois fatores essenciais: a proximidade com o rio e a localização numa zona verde.Propõe-se um conjunto de edifícios que se tornem uma extensão do ambiente onde estão inseridos, integrando o verde do parque com o espaço habitacional e interligando a vivência no interior do prédio com o contexto urbano.

Ao projetar conceptualmente o edifício, qual foi o maior desafio?

Tendo como base uma implantação pré-definida, o maior desafio prendeu-se com a organização e distribuição das frações de forma a garantir que nenhuma ficasse prejudicada quanto à sua relação visual com o parque e o rio, à exposição solar e à privacidade entre frações e entre lotes.Nos lotes implantados perpendicularmente ao rio não existem divisões orientadas a norte. A dimensão do lote 12 e a sua implantação paralelamente ao rio determinaram a existência de um dos planos de fachada, de maior dimensão, com orientação a norte. Tendo em conta esta condicionante, projetou-se toda a organização interior das frações evitando a orientação exclusiva a norte.

Ler aqui a entrevista ao Arq. Luís Coutinho Ramos na íntegra.

Leia a Unlimit #2 na íntegra aqui.

Categorias

.

Últimas Notícias

Siga-nos

Deixe uma resposta

Categorias

.

Últimas Notícias

Siga-nos